Visitantes Cover

Área Restrita



Vereadores, Vereadoras, venham para a Coover, publique seus artigos e trabalhos legislativos, deixe seu eleitor bem informado de suas ações... Pois eleitor bem informado, é = a vereador bem votado. Newsletter

Cadastre seu email:

Entregue por Inscreva-se Você esta na Coover: E receba notícias atualizadas Comunidade Dos Vereadores Brasileiros

Criar seu atalho

Últimas do Site

©
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SERGIPE: Portal do Aluno será lançado nesta 5ª feira PDF Imprimir E-mail
Escrito por Coover   
Sáb, 22 de Agosto de 2009 17:19

O Governo de Sergipe lançará nesta quinta-feira, 20, às 9h, no auditório Atalaia do Centro de Convenções, o Portal do Aluno. Criado pela Assessoria de Tecnologia da Informação (Astin) da Secretaria de Estado da Educação (SEED), o novo sistema desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação (Astin/SEED) irá oferecer conteúdos e serviços que melhorarão a vida acadêmica do estudante, contribuindo para a inclusão digital

 

 

"O sistema do Portal do Aluno representa um marco na educação pública, pois, vai proporcionar a inclusão digital de todos os alunos da rede estadual de ensino. Sergipe é hoje uma referência no Nordeste na área da tecnologia da informação voltada para a educação. Estamos muito a frente de outros estados uma vez que fizemos em dois anos o que se levaria 10 anos para se fazer", declarou Everton Siqueira Santos, diretor da Astin.

No Portal do Aluno, além das tradicionais informações sobre notas e médias, o sistema trará gráficos com o desempenho do estudante em sala de aula, possibilitará o acesso a bibliotecas, dicionários, gramáticas, atlas geográficos e de artigos com temas como sexualidade, nutrição, dentre outros. O sistema também fornecerá ao aluno um webmail gratuito que pode ser acessado pelo usuário através do endereço eletrônico http://www.seed.se.gov.br/portaldoaluno.

Everton Siqueira garantiu ainda que, com esse novo sistema, o estudante terá uma interação maior com o professor e com a escola. "Além de todas essas vantagens pontuadas o aluno terá uma total integração com o Portal do Professor e o Portal da Escola, que deverão ser lançados ainda este ano pela SEED, passando a ter uma interação maior com a escola e com os mestres, possibilitando uma ampliação de conhecimento e uma participação ativa dos estudantes nas atividades escolares", concluiu o diretor da Astin.

Como acessar

O Portal do Aluno será administrado pela Divisão de Tecnologia da Educação da SEED (DITE) e para acessar o serviço, o aluno precisa digitar o código da matrícula no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), além de uma senha que, inicialmente, será a data de nascimento do usuário. "Esse portal é uma prova de que a SEED está voltada para uma nova realidade, que é a presença das novas tecnologias em nosso cotidiano. Esse sistema, com certeza, aproximará mais o aluno da escola e só trará benefícios para a educação", informou o professor Galvani Mota, diretor da DITE.

Aprovação

O novo sistema foi apresentado aos professores articuladores da rede estadual de ensino na última sexta-feira, 14, e teve a aprovação unânime dos docentes. "O Portal do Aluno será um grande aliado do professor, pois vai agilizar nosso trabalho, e irá proporcionar ao estudante uma participação mais ativa e dinâmica nas atividades da escola e em todo o processo ensino-aprendizagem", afirmou a professora Ana Luiza Shunk.

STF reconhece que Sergipe investe mais de 25% de sua receita em Educação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, concedeu uma liminar em ação ajuizada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), que regulariza a situação de Sergipe junto ao Cadastro Único de Convênios (CAUC) do Governo Federal. A liminar reconhece a aplicação de mais de 25% da receita corrente líquida do Governo de Sergipe em Educação. A decisão foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico do STF nesta segunda-feira, 17, e garante à administração estadual o direito de receber recursos oriundos de transferências voluntárias da União, de firmar novos convênios e de contrair empréstimos junto a instituições nacionais e internacionais.

Com a medida, o ministro diz que o Governo vem cumprindo as determinações da Constituição Federal, que estabelece a aplicação de um quarto das receitas obtidas com os impostos em educação. Em julho deste ano, o Governo Federal incluiu o Estado de Sergipe na lista de unidades da federação que não atendiam aos requisitos previstos pela Constituição, alegando que eram investidos apenas 24,2% do total de seus recursos.

Para chegar a esses números, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), utilizou-se dos dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) mantido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) / Ministério da Educação (MEC). Mas, de acordo com a Portaria 844/08 do próprio MEC, os dados desse sistema não devem ser utilizados para fins de controle e, no caso sergipano, não consideram como investimento os valores destinados ao pagamento de aposentadorias e pensões.

Dessa forma, o STN desconsiderou os relatórios enviados pelo Governo de Sergipe e a certidão emitida pelo Tribunal de Contas do Estado que comprovam o investimento de 25,64% das receitas em Educação. A questão já havia sido encaminhada ao MEC com as devidas informações e foi reiterada pelo governador Marcelo Déda durante audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, no último dia 29 de julho.

Segundo Déda, o ministro admitiu que o critério usado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação não levou em conta o esforço que vem sendo realizado pelo Estado de Sergipe desde o segundo semestre do ano passado, e desconsiderou a decisão do TCE. "Na verdade, o ministro admitiu que quando há conflitos entre o FNDE e o Tribunal de Contas, a voz que deve prevalecer é do órgão constitucionalmente qualificado para fazer controle externo das contas públicas, ou seja, o TCE", enfatizou o governador.

Educação dá prosseguimento aos Jogos da Primavera

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) dá prosseguimento às atividades esportivas dos XXVI Jogos da Primavera. Os atletas estão nas pistas de atletismo, espaços aquáticos, ginásios e quadras de esportes. São 20 mil alunos atletas de 378 escolas públicas e particulares, competindo até sexta-feira, 21, nas diversas categorias de 16 modalidades esportivas individuais e coletivas.

Na tarde de segunda-feira, 17, por exemplo, 6º dia dos Jogos, alunos atletas do handebol, basquetebol e futsal se enfrentaram nas quadras do SESI do conjunto Augusto Franco, do Charles Moritz e de colégios inscritos no evento, como o Arquidiocesano, Salesiano, Petrônio Portela e João Alves. Também aconteceram competições de atletismo na pista do estádio João Hora e de capoeira na sede do Cotinguiba.

As competições prosseguem nesta terça-feira, 18, também com jogos coletivos e competições individuais. Elas acontecem, como em todos os outros dias, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A tabela com datas e locais das competições pode ser conferida no site da SEED (www.seed.se.gov.br).

Resultados

Nas primeiras competições dos Jogos se confrontaram atletas do futsal, handebol e basquete. Correspondentes à primeira fase, esses jogos aconteceram na quarta-feira passada, dia 12. Seguindo o cronograma proposto pelo Departamento de Educação Física (DEF) da SEED, foram acontecendo provas individuais, a exemplo do atletismo, de onde saíram, até a ocasião, o maior número de conquistas da rede estadual de ensino.

Com os resultados averiguados até esta segunda-feira, o Colégio Arquidiocesano é o campeão de medalhas da rede particular de ensino. Seus atletas conquistaram 47 medalhas, sendo 22 de ouro, 13 de prata e 12 de bronze.

Na rede estadual de ensino o destaque atual vai para o Colégio Estadual Amaral Lemos, de Pirambu, com um total de 18 medalhas. Dessas, 7 são de ouro, 8 de prata e 3de bronze.

A Escola Juscelino Kubitschek, de Aracaju, também conquistou 18 medalhas - 9 de ouro, 7 de prata e 2 de bronze. É a melhor colocada dentre as instituições das redes municipais inscritas nos Jogos da Primavera.

Até o último momento de realização dos Jogos da Primavera, estudantes continuarão se enfrentando através de provas, lutas e jogos. Por meio das equipes ou de forma individual, eles buscam melhorar a colocação da escola no quadro de medalhas. Natação, natação adaptada, atletismo adaptado, capoeira, capoeira adaptada, judô, xadrez, ginástica rítmica, ginástica artística, karatê, tênis de mesa, futsal, voleibol, handbol e basquetebol são os esportes que poderão dar a estes atletas alunos a garantia de participação nas Olimpíadas Escolares, além de vitórias e conquistas nos XXVI Jogos da Primavera.

Vaga garantida

Esta edição dos Jogos já garantiu a classificação de alguns atletas sergipanos na etapa nacional das Olimpíadas Escolares que acontece nos estados de Minas Gerais e Paraná no próximo mês de setembro. A atleta Cíntia Santos, aluna da Escola Municipal Juscelino Kubitschek, que conquistou o 1º lugar nos 75m rasos, é uma das beneficiadas. Viviane Nunes Souza, do Colégio Estadual Amaral Lemos, vencedora da prova de lançamento de disco e arremesso de peso, também irá para a etapa nacional das olimpíadas.

Também seguirão para a próxima fase da olimpíada o aluno Alisson Barbosa, do Colégio Glorita Portugal, em São Cristóvão, que venceu a prova dos 3 mil metros rasos; Ana Lúcia Ribeiro, da Escola Estadual 17 de março, vencedora da prova de Heptatlo; Caroline dos Santos, do Instituto Dom Fernando Gomes, que conquistou a categoria super ligeiro do Judô; Danilo Antônio Santos, do Colégio Coesi, vencedor da modalidade tênis de mesa.

Além desses, outros alunos atletas representantes das categorias A e B conquistaram o mesmo direito de participação na etapa nacional. Os vencedores da categoria A competirão em Poços de Caldas (MG) no mês de setembro. Já os campeões sergipanos da categoria B se apresentarão em competições que acontecerão no mês de novembro nas cidades paranaenses de Londrina e Maringá. As Olimpíadas são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

SEED realiza curso para formação de professores articuladores

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio da Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE) e dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), promoverá de 19 de agosto a 25 de setembro, o curso tecnologia educacional. O objetivo é habilitar os professores da rede pública do Estado para o exercício das atividades pedagógicas no Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE).

Em Aracaju, o curso vai ocorrer no Laboratório de Tecnologia Educacional do Colégio Estadual Pres. Costa e Silva. Em Itabaiana, as aulas serão ministradas no Núcleo de Tecnologia Educacional. Desenvolvido na modalidade semipresencial, a capacitação apresenta carga horária de 80 horas, sendo 20 horas de estudos presenciais e 60 horas na modalidade à distância, na plataforma Moodle.

O curso será ministrado por professores multiplicadores do ProInfo, responsáveis pelas inscrições. Segundo o chefe da DITE, Galvani Alves Mota, “os laboratórios de tecnologia educacional das escolas deverão ter como responsável o professor articulador devidamente capacitado para atender nos turnos de funcionamento, agindo como mediador da utilização dos recursos tecnológicos disponíveis”.

SEED promove formação continuadas para professores de diversas especialidades

Prosseguem até o dia 27 de agosto as inscrições para o processo seletivo do curso de Formadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada para as Humanidades (HUMANAS/UFC). As inscrições começaram na última segunda-feira, 17, nas Diretorias Regionais de Educação e no Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seed) das 8 às 13 horas.

Participam do processo seletivo professores efetivos da rede estadual de ensino com formação nas seguintes áreas: História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Letras, Pedagogia, Educação Artística, Psicologia. A seleção dos 40 cursistas se dará por meio de análise curricular. Segundo edital, esta etapa será realizada pela Comissão Colegiada de Seleção de Formadores que analisará os currículos e promoverá a pontuação para efeito de classificação.

Os cursos fazem parte das ações do Plano de Ações Articuladas (PAR) para a Educação (MEC) e compreende a realização de três cursos. Um deles é de Formação de Formadores, “Programa de Formação em Células de Educação Continuada para as Humanidades”, que consiste na primeira etapa do processo de formação. Os outros dois são sobre “Trabalho, Desenvolvimento e Educação: Processos Sociais e Ação Docente” e “Respeitar as Diversidades e Combater as Desigualdades”.

Alunos participarão do Simulado da Prova Brasil

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), através da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), estará realizando na próxima segunda-feira, 24, o Simulado da Prova Brasil. O exame será feito em 79 escolas estaduais da capital que oferecem o Ensino Fundamental e trará questões de português e matemática. O objetivo é mobilizar alunos e professores em torno das avaliações externas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB/Prova Brasil), que serão realizadas em outubro deste ano em todo o país. O simulado será realizado por cerca de 3 mil alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

A Prova Brasil tem como objetivo avaliar o desempenho de estudantes de 4ª a 8ª série, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Com os resultados do exame, é feito um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino básico, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Neste ano, a Prova Brasil será aplicada no período de 19 a 30 de outubro.
As questões da prova são elaboradas com base nas habilidades de leitura e interpretação e de raciocínio diante de problemas lógicos. Além dos testes, os alunos respondem a questionários para opinar sobre os professores, o diretor e a própria escola.

ASCOM/SEED
Foto: Juarez Silveira

 
Comentários (5)
5 Dom, 14 de Abril de 2013 16:42
day
geente preciso ver minhas notas,pois olhei no ano passado e as notas estavam erradas,preciso conferir,cade a pagina da web???????????????????????????????????????????????????????????????????????????//
4 Dom, 11 de Novembro de 2012 22:28
dan
e uma vergonha
o sevirço estar oriveo
2 Ter, 09 de Novembro de 2010 15:15
ADRGTHJB GJUUU TIYRT,RYELTY5KUYTYTIT46IR3U4635U5TTUR64ITFJFDGVFCGGKFYRKFRYKFHGORIYTYIYBHKY6YO5U4OWU7ROE6YRITGTFJGFTRIRYR5KRURITYRER5IEYRIYRYIKGTRIFTYT RTIRYKV Y VKFUFKE8 JUFFRYI5478895T8T
GHEDHGRSFRF®€RRERYTITJTUYTY TU 5U GHFHFGFHFGH UTTTHGHBGB GJ HGG HFGRGT HRRUYRB TJTRJ RRUURRU BHFYTIUJ JYTUHJ JGJKGJG ITTUIKYYYKHN ITUU6I786 I5868Y70997 TU8OY6UIUYKUII NIGTGYOY8YO7Y6 6I966U0786UKHFTYTUTUT TUTRYUY7YIRTHGIUTY9T7T9T7RTJHYIJJUHYY.
1 Ter, 09 de Novembro de 2010 15:11
ADREIELLE DE JESUS SANTOS
EU ESTUDO NO COLEGIO ESTADUAL GUMERCINDO BESSA.

Adicionar comentário

 Negrito It álico Sublinhado Tachado Subscrito Sobrescrito Email Imagem Hiperlink Lista ordenada desordenadas lista Citação Código Hiperligação para o artigo pelo seu id
Seu apelido/nome:
Assunto:
Comentário:
 

Você On-line

Nós temos 16 visitantes online